Páginas

Da amamentação mista

|

 Perto de completar 120 dias de amamentação, houve um susto. Acordei com peito cheio de leite, amamentei e fui ordenhar o outro, como de costume - desde que cheguei do hospital, ordenhei e fiz estoque de leite para quando eu voltasse a dirigir e a me ausentar, Noah tivesse leite garantido - enquanto eu ordenhava, fui conferir quanto já havia e para meu espanto, ao invés de 40ml de leite, havia somente sangue e um coágulo. Dei um grito, meu marido e minha secretária vieram me ajudar, limpei a mama esquerda, achando ser alguma rachadura, mas, a dor vinha de dentro. Ligo para minha mãe, que consegue uma consulta com o mastologista. Sou avaliada e graças a D´us o possível diagnóstico era de que um ducto havia rompido pelo trauma da bomba. Meses a fio ordenhando 3 vezes ao dia, fora a suga natural do Noah. O médico até sugeriu interromper a amamentação, mas pedi que não o fizesse. Ele então pediu a não ordenha até o resultado do ultrassom. Exame feito e constatado o rompimento por trauma. Ufa! Um grande alívio depois de mil maus pensamentos terem me assombrado. Mas, a ordenha teve que ser diminuída para 1 vez ao dia. Sendo assim, quando não posso estar presente, Noah toma fórmula, o que tem ocorrido 1 ou 2 vezes ao dia, no máximo. Há vezes que nem preciso. Foi dificil aceitar, mas da mesma forma que enfrentei o meu não parto, decidi ser feliz com o meu possível. Amamento 90% das vezes o meu pequeno e o medo dele largar o peito já passou. Entre mim e meu bebê está tudo ótimo. Dificil mesmo é encarar a obsessão de que é tudo ou nada: parto, amamentação, trabalho fora de casa, educação A ou B...nunca foi tão dificil ser mãe sem culpa. Os olhares e textos por aí criam um modelo ideal inatingível e eu estava me cobrando demais e sofrendo demais para ser esse modelo. Por duas vezes foi preciso meu corpo sangrar para que eu reconhecesse meu limite e entendesse que não preciso ser super em tudo! A cobrança é lá fora, porque aqui dentro da minha casa tenho o amor dos meus filhos e marido independentemente do leite materno ou da fórmula, da cesárea ou do parto normal, da educação assim ou assado. A gente faz um monte de planos e espera que tudo saia conforme o script mas nem sempre isso é possível. Perder tempo deixando de ser feliz por causa da mudança na rota é desnecessário logo em nossos dias em que o tempo corre tanto e contra a gente. Já disse o poeta e não à toa: Navegar é preciso. Viver não!


4 comentários:

  1. Tanta mamãe contaminada por esse modelo perfeito inatingível
    Me perdoa, nao me entenda mal, mas, eu amo esses postes em que as mamães INTELIGENTES caem na real.
    pois existem outras sofrendo cegas com o tal modelo perfeito.
    Lamentável.
    Moro na Suíça, aqui toda mae usa usados, TODAS, ngm faz mega, big enxoval NINGUEM, todos esperam q vc tenha tido um parto normal e se espantam se vc disser que teve uma cesárea, ficam vesgos e põe a mao na boca e perguntam qual foi seu problema?!?!?!
    Oi?
    Mas sabes o que?
    Todo mundo fica vesgo "de novo" se vc amamenta!
    O lindo mesmo e comprar a formula de lixo e privar o bezerro de seu leitinho q foi projetado por Deus para ele e não para nos! Ao nascido bezerrinho resta a sorte de baby beef nos pratos, sem leite materno, macio pois encurralado não pode se movimentar.
    A humanidade e desumana e nem vê.
    Desde que vc esteja certa de que deu seu melhor, durma tranquila, não sangre uma terceira vez pelos padrões alheios.
    Eu nao quis para meu corpo um parto normal, eu acho a coisa mais linda e melhor e mais feia de todas!
    Eu quis uma cesarea mesmo sabendo dos pros e dos contras, mas eu quis amamentar, e o fiz por quase tres anos ate o meu bb falar NAO QUERO MAIS!
    Choquei as maes misigenadas daqui.
    Punha um paninho por cima e amamentava sentada no baquinho de provar sapatos, para mim era normal, para as pessoas uma aberração!
    Mas deixa eu te falar uma coisa, aqui pôde-se abortar, o corpo e teu, vc manda nele!
    "Para abortar apenas, para escolher a via de parto, as mamães te olham vesgas, massas os médicos fazem o que vc pedir, te aconselham e te deixam em paz, não estão nem um pouco preocupados com tuas escolhas.
    Abortar e normal, mas se vc escolher uma cesárea...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marie!! Obrigada pela comentário!! Muito bom ler outras realidades! Gostei demais!

      Excluir
  2. Muito bom ler isso, a cobrança realmente é da porta de casa para fora, tento ao máximo não me exigir e culpar tanto em função de "agradar" a sociedade, nem sempre é tão simples... Fernanda nasceu dia 14 set. Estamos bem, graças a Deus. Bom saber que vcs estão bem também. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Navegar é sim preciso, e que bom é fazê-lo com leveza, dentro das nossas limitações. Essa coisa de culpa, a gente tem que deixar ela pra lá e viver da melhor forma possivel sem tentar ultrapassar os nossos limites.
    Beijos pra vocês!

    ResponderExcluir

Palpite à vontade

Layout por Xiricutico.blogspot.com para uso exclusivo de Myriam. Proibida a cópia!
Tecnologia Blogger